22 de set. de 2011

Papo de garota

Oi meus amores!! Essa semana estou sem nada pra fazer (fato) e quero falar um pouco sobre nós, meninas. Vou dar dicas, explicações e espero que as meninas fiquem bem informadas.


 Gente, muitos livros e sites dizem que a puberdade começa com 11 anos de idade e vai até os 14 anos. Essas informações são válidas apenas para algumas meninas, porque tem gente que entra na puberdade com 8 ou 9 anos.
 Nesse período a gente se sente estranha, mais isso logo passa. 
 Na puberdade feminina as principais características são:



  • alargamento dos ossos da bacia;
  • início do ciclo menstrual;
  • surgimento de pelos nos púbis e nas axilas;
  • depósito de gordura nas nádegas, nos quadris e nas coxas;
  • desenvolvimento das mamas.

                         Ciclo Menstrual


O ciclo menstrual na mulher é causado pela secreção alternada dos hormônios folículo-estimulante e luteinizante, pela pituitária (hipófise) anterior (adenohipófise), e dos estrogênios e progesterona, pelos ovários.  O ciclo de fenômenos que induzem essa alternância tem a seguinte explicação:
1. No começo do ciclo menstrual, isto é, quando a menstruação se inicia, a pituitária anterior secreta maiores quantidades de hormônio folículo-estimulante juntamente com pequenas quantidades de hormônio luteinizante. Juntos, esses hormônios promovem o crescimento de diversos folículos nos ovários e acarretam uma secreção considerável de estrogênio (estrógeno).
2. Acredita-se que o estrogênio tenha, então, dois efeitos seqüenciais sobre a secreção da pituitária anterior. Primeiro, inibiria a secreção dos hormônios folículo-estimulante e luteinizante, fazendo com que suas taxas declinassem a um mínimo por volta do décimo dia do ciclo. Depois, subitamente a pituitária anterior começaria a secretar quantidades  muito elevadas de ambos os hormônios mas principalmente do hormônio luteinizante. É essa fase de aumento súbito da secreção que provoca o rápido desenvolvimento final de um dos folículos ovarianos e a sua ruptura dentro de cerca de dois dias.
3. O processo de ovulação, que ocorre por volta do décimo quarto dia de um ciclo normal de 28 dias, conduz ao desenvolvimento do corpo lúteo ou corpo amarelo, que secreta quantidades elevadas de progesterona e quantidades consideráveis de estrogênio.
4. O estrogênio e a progesterona secretados pelo corpo lúteo inibem novamente a pituitária anterior, diminuindo a taxa de secreção dos hormônios folículo-estimulante e luteinizante. Sem esses hormônios para estimulá-lo, o corpo lúteo involui, de modo que a secreção de estrogênio e progesterona cai para níveis muito baixos. É nesse momento que a menstruação se inicia, provocada por esse súbito declínio na secreção de ambos os hormônios.
5. Nessa ocasião, a pituitária anterior, que estava inibida pelo estrogênio e pela progesterona, começa a secretar outra vez grandes quantidades de hormônio folículo-estimulante, iniciando um novo ciclo. Esse processo continua durante toda a vida reprodutiva da mulher.

            Absorvente Certo

Para os dias em que você precisa de bastante proteção, é melhor usar um absorvente com abas, que se dobram sobre as bordas da calcinha, para maior proteção e para evitar vazamentos. Os absorventes sem abas têm apenas um adesivo ao longo do comprimento e não nas laterais. Para os dias em que precisa de menos proteção você pode usar um absorvente sem abas. Os absorventes com abas dão maior segurança nos períodos de maior fluxo.
Talvez você precise de mais proteção à noite, pois vai se mexer mais durante o sono e vai usar o mesmo absorvente por mais tempo. Nesse caso o absorvente com abas é mais indicado, porque as abas adesivas colam embaixo da calcinha e se fixam melhor. Os absorventes sem abas não se fixam tão bem, mas algumas mulheres preferem usá-los mesmo assim, porque têm alergia ou porque não marcam na roupa ou porque acham incômodo.
Os absorventes têm diferentes tamanhos e formas, porque cada mulher é diferente e tem diferentes necessidades de proteção. Existem vários tipos de absorventes higiênicos. Dos protetores diários aos absorventes internos, os diferentes tipos de absorventes higiênicos atendem às necessidades de cada tipo de mulher e cada tipo de menstruação. Os absorventes sem abas podem ter cobertura suave (tecido mais delicado) ou plastificada. Os absorventes com abas evitam vazamentos e constrangimentos. Existem absorventes mais grossos, ultrafinos, mais longos e mais curtos, com ou sem abas. Com a tecnologia de hoje em dia, os absorventes ultrafinos oferecem tanta proteção quanto os mais grossos. Para conhecer melhor os diferentes tipos de proteção e os diversos tipos de absorventes higiênicos que Always oferece, acesse o link: Catálogo de Produtos.

Gente, beijinhos!!! Espero ter ajudado amores. Até a próxima. Bye...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Yoo cherry, espero ter gostado do post. Se quiser comentar, fique a vontade, mais antes siga estas regrinhas:

- Não aceito comentário "Seguindo, segue de volta?"
- Não fale palavrões.
- Criticas são bem vindas, desde de que sejam criticas objetivas.
- Deixe o seu blog, talvez eu queira vê-lo.
- Aceito tags e selinhos.

Espero que sigam as regras que são bem importantes.